ENCONTRE SEU PROPÓSITO E LEVE MAIS SENTIDO PARA SUA CARREIRA

18 de Fevereiro, 2019 0 Por Eliane Zanluchi

Eu percebo uma necessidade, cada dia mais latente, em mim e nas pessoas com as quais eu converso: viver com mais intensidade cada dia das nossas vidas. E isso acaba repercutindo, também, na nossa experiência e nas nossas expectativas com a vida profissional.

“Ser realizado na profissão é um direito nosso, não um privilégio” Simon Sinek 

Esta afirmação do Simon Sinek representa a minha crença sobre o nosso direito de sermos realizados no trabalho. Direito que somente nós podemos nos dar. E não podemos esperar para isso acontecer amanhã ou no dia que a gente conquistar aquele cargo, ou aquele salário. Todos nós merecemos acordar de manhã animados para ir trabalhar. Se a gente se prepara técnica e pessoalmente e se dedica tanto a ele, isso é o mínimo.

Mas, para que a gente consiga se sentir assim, bem e feliz, precisamos saber o que nos motiva, PORQUÊ a gente tomou ou toma determinadas decisões e ações. Se não soubermos, corremos um grande risco de estarmos sendo mecânicos e ausentes, e isso não vai trazer satisfação nenhuma para o nosso dia a dia.

E essa motivação, esse PORQUÊ de a gente trilhar conscientes o nosso caminho é o nosso propósito, é o nosso destino. Com ele, entendemos melhor o nosso comportamento e podemos tomar de forma mais consciente as nossas decisões e ações. E nosso trabalho específico é o COMO, por exemplo: dar aulas, abrir um negócios, desenvolver um aplicativo, ou seja lá o que a gente faz, são as ferramentas que a gente usa para chegarmos onde queremos.

O meu propósito!

Bem, eu quero contar pra você, o meu propósito de vida, o meu propósito profissional.

De forma resumida, meu propósito é (e sempre foi, mesmo eu só percebendo isso hoje): ”ajudar as pessoas a evoluir profissionalmente, sendo empreendedores de negócios ou de si mesmos”.

Olhando para traz, eu vejo que isso sempre foi o que motivou minhas escolhas como professora e consultora, por 15 anos. Se eu tivesse ele mais claro antes, tenho certeza que eu teria tido muito mais assertividade em uma série de decisões e ações. E teria me sentido muito mais confortável com elas também.

Se eu tivesse meu propósito mais claro antes, tenho certeza que eu teria tido muito mais assertividade em uma série de decisões e ações. E teria me sentido muito mais confortável com elas também. 

De toda a forma, ele foi decisor nesta nova etapa da minha vida morando na Irlanda: ter coragem para mudar radicalmente e me tornar digital influencer e mentora. Com ele presente, eu tenho muito mais coragem para seguir, sem limites, pois eu sei, todo os dias, onde eu quero chegar.

Agora, vamos encontrar o SEU propósito?

Falamos da importância do propósito, do meu, agora vamos falar de você!

Preparado para as 4 questões que vão te levar ao seu propósito? Lembrando que elas precisam de absoluta sinceridade: permita-se escutar a você.

Você pode anotar as respostas, ou responder mentalmente, como preferir.

QUESTÃO 1 

> O que você ama fazer? O que te traz uma emoção, um sentimento bom, uma felicidade quando você faz? Pode ser cozinhar, escrever, desenvolver programas, fazer planejamento. Pensa em algo que você realmente ama fazer!

> Pensa também, no que você é muito bom fazendo, naquilo que você é muito qualificado, que você exerce com maestria e que você teria todo o potencial toda a qualificação para ensinar isso para outras pessoas.

Vamos lá que esta primeira é 2 em 1: primeiro, o que você ama fazer. Segundo, o que você poderia ensinar de tão bom que é.

QUESTÃO 2

Essa questão é 2 em 1 também!

> Para quem você faria isso que você pensou na questão 1? Quem você poderia ajudar com o que você ama fazer e tem muito conhecimento?

> E, mais, pense agora, o que estas pessoas realmente precisam de você? Quais são as necessidades delas? O que de você poderia impactar positivamente na vida delas? Contribuir, realmente?

QUESTÃO 3

> O que realmente mudaria na vida destas pessoas com a contribuição que você daria para elas? Qual o impacto da sua ação na vida destas pessoas?

QUESTÃO 4

> Esta questão vai exigir um pouco mais de concentração e foco, pois você vai reunir, da forma que fizer sentido pra você, as respostas das 3 questões anteriores, e personalizar a sua frase. Vou te ajudar, com a estrutura básica e alguns exemplos.

Primeiro você traz seu nome

Eu___________

Depois o que você ama fazer e o que você é muito bom, o que você tem muito conhecimento

Que amo__________ faço muito bem__________

Agora traga as pessoas que você identificou e o impacto que você traria para a vida delas

Faço isso para__________ e impacto __________ .

 Por exemplo, como ficaria o meu:

“Eu, Eliane Zanluchi, amo escrever e falar sobre empreendedorismo e conhecimentos de vida, para empreendedores de negócios ou de si mesmos, e impacto a vida dessas pessoas com reflexões para que saiam da sua zona de conforto e evoluam”.

Outros exemplos:

> Aqui pode ser um vendedor de alimentos, medicamentos, personal, nutricionista: “Eu, João da Silva, amo dar atenção e me relacionar com pessoas. Eu levo informações a elas sobre produtos e serviços que ampliem a sua qualidade de vida, permitindo assim mais saúde e vitalidade”.

> Neste posso visualizar uma enfermeira, um médico, um cuidador: “Eu, Luiza Santos, amo ajudar e levo conhecimento e conforto para pessoas que estão em momentos de vida difíceis, com a saúde fragilizadas, para que se sintam mais confiantes e seguros”.

Completou sua frase? 

Deixa eu te falar: se você conseguiu formular a frase, você está mais próximo do seu propósito do que você imagina. 

Então, agora é hora de focar-se nele, lapidar até ele fazer muito sentido para você! E viver com mais sentido e prazer o seu dia a dia, ter mais consciência das suas decisões e ações.

Não conseguiu?

E se você não conseguiu ter ideia do seu propósito? Você pode me dizer: “Não Eliane, esse método aí não funciona, ou eu não tenho um propósito claro, ou eu tenho vários, ou eu quero outro propósito, quero mudar”.

Eu posso te garantir, com bases nos estudos que fiz: sim, você tem um propósito. Não existe ninguém sem propósito na vida ou com mais de um. O que existe é a necessidade de tornar ele mais claro, de aprofundar.

Então, minha sugestão é: permita se ouvir mais, fique mais vulnerável frente a você mesmo, sem tantas certezas ou tão influenciado pelo quê as pessoas ao seu redor lhe exigem. Fique mais envolto e aprofundado à sua verdade. 

Fique mais envolto e aprofundado à sua verdade.  

E tem mais uma coisa, que pode ajudar a encontrar ou confirmar o seu: o nosso propósito é servir ao próximo. Isso é o que vai nos trazer retornos positivos e felizes em nossa vida. E isso não tem nada a ver com caridade, é somente assim que vamos nos realizar, pois somos um ser social, de trocas, e isso é um consenso entre os estudiosos, sabia?

“O nosso propósito é servir ao próximo. Isso é o que vai nos trazer retornos positivos e felizes em nossa vida”. 

Agora ou em breve, espero que você esteja preparado para se entregar ao seu propósito e ser muito mais feliz.

Deixe aqui nos comentários como foi a experiência com o exercício deste artigo e compartilhe ele com as pessoas próximas a você. Vamos envolver mais pessoas ao seu propósito neste mundo. Que tal?

O métodos e referências

O método que estou compartilhando aqui com vocês foi como encontrei o meu propósito. 

Ele foi baseado em aprendizados e reflexões que tive ao longo dos anos, mas confirmado pelas questões que trago. Então, eu quero citar aqui, especialmente, o Adam Leipzig e seu TED (https://www.youtube.com/watch?v=vVsXO9brK7M) que trouxe inspiração para as 4 questões que vou te apresentar e também Simon Sinek, claro, que me acompanha sempre. 

O Simon, eu trouxe a vocês no meu artigo anterior, onde eu falo sobre ”os 4 maiores aprendizados da minha vida profissional”. Você pode acessar aqui (https://www.linkedin.com/pulse/4-maiores-lições-da-vida-profissional-eliane-zanluchi/). Bem, lá eu falo sobre o principal livro do Simon, o “Comece pelo Porquê”, que foi bet-seller mundial. E, um tempo depois, em parceria com 2 colegas ele lançou este: “Encontre o seu Porquê”, onde ele traz argumentações, questionamentos e dinâmicas para encontrar o nosso propósito pessoal, e não de empresas como foi o primeiro livro. E, além do nosso propósito pessoal, ele traz caminhos para encontrar também do time, no caso de líderes, e como alinhar tudo isso ao propósito da empresa.