4 SEGREDOS DOS PROFISSIONAIS INOVADORES

Eliane Zanluchi – Marketing e Empreendedora – mora na Irlanda e se dedica ao outro, na busca de mais sentido para o mundo.

Você sabia que profissionais inovadores tem mais oportunidades para cargos de liderança em empresas e são mais desejados como profissionais autônomos na maioria dos mercados?

Ter ideias incríveis e comercializáveis, sim isso é inovar, que geram lucro e valor para a marca e negócio está valendo muito  Mas e como ser um?

Temos que estar atentos:

se a gente ficar sentadinho esperando algum convite para criar algo novo será mais provável que alguém crie antes de nós!

Sim! E eu já acompanhei muitos profissionais que buscaram a inovação e não alcançaram, nem para o seu perfil, nem para a sua empresa… e isso acaba sendo frustrante, pois a inovação tem relação direta com as mudanças rápidas que o mercado vem exigindo para os negócios!

Mas e como alcançar então este cobiçado posto chamado profissional inovador?

É isso que vou te contar pra você, nas 4 dicas que preparei para te ajudar, a partir das minhas observações práticas e estudos.

1 – Proatividade positiva

Seja dinâmico, questionador e busque sempre fazer parte da solução e não do problema.

Pessoas negativas dificilmente serão inovadoras, pois elas não acreditam que nada poderá dar certos. Não seja uma e fuja delas.

2- Tenha sempre muito espaço para aprender coisas novas

Quem já é cheio de certezas, não tem espaço pra novos aprendizados Portanto, mantenha a curiosidade pelo desconhecido e o que não é conhecimento comum.

E lembre-se: você nunca vai saber tudo, aliás, nosso destino é saber muito pouco frente a tudo que existe e há por vir.

3- Tenha espírito colaborativo

Hoje já existem muitos produtos e serviços incríveis no mundo. 

Você ficar aí, esperando por uma ideia inovadora e única que saia da sua cabeça não é nada promissor. O novo vem das trocas e do coletivo, da multidisciplinaridade dos conteúdos, das nossas relações e conversas.

O Design Thinking, que hoje é uma metodologia que busca a inovação na sua prática coletiva, vem hoje sendo a grande sensação entre equipes em busca do novo hoje.

4- Busque espaços e coragem para errar

Você jamais será um inovador num ambiente que não permite a possibilidade de erro. A inovação está diretamente relacionada a tentativa e erro sim. 

Inovar é um risco e só floresce em ambientes que tem este risco na sua cultura e estratégia já calculados.

Mas e se a empresa onde você trabalha não permite? 

Amigo, a solução é uma só: ou você é franco com ela e tenta realmente fazer a mudança, ou cai fora.

Canso de ver talentos perdidos em organizações que estão com os dias contados para ter bons profissionais e até mercado mesmo.

Lembrando que … Não é preciso que sua inovação seja uma “super ideia”, muitas vezes pode ser uma nova aplicabilidade para algo que já existe. 

Para ser inovador, você pode utilizar conceitos já existentes, que funcionam em ambientes já conhecidos, de forma que eles jamais foram usados antes e que levam a novos resultados.

O que interessa são resultados!

E, você, como está o seu perfil e o seu ambiente? Inovadores?

Você pode também acompanhar o vídeo no meu canal!


Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.