Como construir diferenciação e valor para marcas e profissionais – caminhos e insights.

Artigo e vídeo aqui para você 😉

Antes de mais nada, vamos ter claro algo aqui entre nós: é possível para uma empresa viver sem um diferencial. Sim, claro que é… nenhuma empresa precisa, mesmo! Acredite.

Mas daí, sem diferencial, é aquela velha disputa por preço. É onde, sem poder escolher por algo diferenciado, único para ele, o consumidor define sua compra pelo mais bonitinho, melhorzinho ou mais baratinho. 

Não é assim que você faz?

E sem problemas. Esta estratégia, a de preço, é a de muitas marcas. E tem gente que é muito bom nisso! Ganha muito dinheiro vendendo muito, a baixo preço. E tem sua função democrática no mundo de tornar acessíveis produtos e serviços a quem não pode ou não está disposto a pagar mais. Tudo certo.

Agora, quando este não é o caminho desejado pela marca, é importante que ela observe alguns novos movimentos do mercado, que estão mudando, na busca da desejada diferenciação.

A primeira “nova regrinha”: 

mais do que vender, ter lucro, gerar um sentimento de satisfação e proximidade, as marcas precisam se conectar, gerar engajamento para se diferenciarem no mercado. 

Afinal! O consumidor tem altíssimo poder de influência e compartilhamento, consequentemente construção da imagem da marca e contribuição (ou não) para suas vendas.

Parece simples, mas aqui começa o desenrolar da difícil busca do diferencial: ter valores próximos aos das pessoas que vão se aproximar da marca, participar do seu ecossistema de ideias e ter um propósito que conecte também.

Não tem como fugir, se queremos cumplicidade e trocas, temos que saber o nosso papel e a nossa contribuição como empresa para a evolução das pessoas, do mundo. Senão, que valor diferenciado teremos?? Nenhum… Seremos apenas mais um produto ou serviço necessário… não especial, não que as pessoas vão realmente querer ter na vida delas e se orgulhar disso!

E é claro que as tradicionais questões para a construção seguem valendo, nada é excludente quando se fala em valor:

  • não basta propósito, tem que ter qualidade no produto ou serviço 
  • Não basta produto ou serviço, se não tiver clareza sobre quem são as pessoas com as quais a Marca vai se relacionar.

Mas se parece ser tão simples, porque tantos não conseguem sair da sanguinária guerra de preços então? 

Ao meu ver, porque é muito difícil 3 coisas para essas empresas:

1- Antes de começar, de lançar o produto: PARAR, pensar e fazer um bom plano de estratégia, baseado no mercado, na marca, no marketing… A maioria vai logo pra a produção, para a operação da coisa. Ou então, e readequar a estratégia quando há uma grande mudança no comportamento do mercado.

2- A segunda dificuldade já vem no pensar que “Ah, mas a empresa fez um bom plano e mesmo assim não consegue construir diferencial nenhum frente ao consumidor…” Sei que pode ser difícil ouvir isso, mas se não está fácil implementar e ter sucesso, é porque o plano não foi bem feito, não considerou a essência do empreendedor e do negócio, não teve comprometimento e não permeou a cultura da empresa. 

Então o que acontece: as tomadas de decisão e ações ficam muito vulneráveis, a estratégia frágil e sem uma boa base o que acontece com uma construção?

3 – A terceira possibilidade: é necessário ter mais paciência. Você tem certeza que o plano está redondinho e mesmo assim a coisa não acontece?

Pois bem, construir um diferencial realmente percebido pelos consumidores, exige muito comprometimento nas ações diária e tempo, como qualquer construção: ou você já acordou no dia seguinte com um prédio erguido no terreno que estava vazio?

Eu espero ter ajudado você com reflexões importantes sobre como criar o diferencial e como construir ele: são duas etapas diferentes e complementares.

Mas eu quero ajudar mais! Com uma super novidade:

Eu finalizei o meu primeiro e-book, com a metodologia que denominei WAKE UP Business, que é um plano essencial de negócio, para a empresa não colocar a mão na massa sem antes acertar bem os ingredientes.

Então, você que leu este artigo até aqui, deixa um recadinho aqui nos comentários, que eu vou mandar toda a metodologia em primeira mão! Só pra você!


Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.