Como a Inovação pode auxiliar no processo da mudança profissional (ou o seu negócio)

Um mudança, uma transformação nos negócios ou na vida profissional, normalmente implica em desafios. Tantas vezes, eles são dolorosos, os quais parecem incapacitar o movimento necessário! Mas hoje eu quero te contar como você pode melhorar e até ser feliz DURANTE este processo. Antes mesmo de colher os resultados lindos que a inovação pode trazer!

Por muitos anos, observo em empresas a possibilidade de inovar. E sempre que isso acontece, os resultados são palpáveis. E eles não são só financeiros, mas eles trazem também uma nova motivação, um frescor que paira no ar. Que faz tudo realmente valer a pena!

E o melhor? A Inovação pode auxiliar em muito a sua evolução, a sua mudança profissional.

E para ilustrar, deixa eu te contar uma história real!

Faz alguns anos, fui chamada para dar consultoria de inovação em uma empresa. Ao conversar comigo, os olhos do empresário me olhavam com uma espécie de esperança e desespero. O seu grande pedido era: precisamos de uma ideia, um produto novo que nos garanta a permanência no mercado. Eu, particularmente, não acredito em milagres e nunca vendi a inovação como sendo um deles, que isso fique bem claro! (rsrs) 

Então, como sempre fiz, apontei que antes de mais nada, precisaria fazer um diagnóstico, para depois iniciarmos o trabalho. O que constatei? Que não faltava inovação na empresa. Faltava foco, organização e controle de qualidade. 

E faltando tudo isso, difícil imaginar pessoas internamente preparadas para pensar a inovação, repentinamente. A função diária delas era apagar incêndio. 

Assim, frente a este cenário caótico (com o qual você pode estar se identificado, até na sua própria carreira), como começamos? Com a conscientização! Conscientização de que pessoas e processos precisariam estar integrados, alinhados, especialmente com a otimização das entregas junto ao mercado.

E como acabou?

Resumindo: o empresário ficou feliz, a Inovação, ela aconteceu? Aconteceu, sim.  Bem como a melhoria dos resultados financeiros. No começo meu cliente ficou muito ansioso, mas com o passar das semanas foi compreendendo que a inovação não pode ser “implantada”, ela precisa florescer da empresa.

E importante perceber: todos os bons resultados foram consequência de um um trabalho de conscientização. Foi ele quem permitiu o alinhamento do processo interno e participação coletiva.

Ou seja: a mudança foi cultural. Não apenas uma mudança de produto final. 

Nesta empresa, ao iniciarmos um processo de inovação, repensamos o negócio trazendo à luz os fundamentos fundamentais. Quais foram eles: tendências, mercado, valorização de pessoas, PESSOAS, P-E-S-S-O-A-S. E assim, reforçando, iniciamos a implementação da inovação na empresa, como cultura, não como um BIG IDEA.

E o que tudo isso tem haver com a proposta deste texto? “”Como a Inovação pode ajudar a Mudança Profissional”? Eu acredito que você já chegou lá, né? A mudança, quando trazida à luz da inovação, deve ser um processo de conscientização coletiva. Não um implante brusco (e ineficiente na maioria dos casos) na organização. Todos fazendo parte da solução, da otimização e das ideias faz com que o processo flua e enriqueça a todos.

E é simples, é natural e pode ser aplicado também à nossa carreira, nossa vida profissional.

EXISTEM PASSOS INICIAIS PARA INICIAR COM A INOVAÇÃO, SIM!

Vamos a eles?

Passo 1: decidir começar. Não deixar para amanhã a realização da transformação, seja na empresa ou na sua vida profissional.

Passo 2: tomar consciência das necessidades básicas para que ela aconteça. Não adianta começar pelo telhado. A estrutura precisa ser forte para aguentar o impacto da mudança.

Passo 3: um bom Plano de Ação, que envolva todas as pessoas que estão ligadas ao processo é fundamental. Aqui, inclua estudo de tendências, participação coletiva, todas as formas de “open mind” e “open heart” que você conhecer.

Eu espero que esta reflexão breve tenha te auxiliado.

Para ter mais destas, nos siga também no Instagram @elianezanluchi e Youtube www.youtube.com/c/elianezanluchi

E aqui no blog, também tem uma reflexão bem bacana com dicas sobre como se tornar um inovador! https://elianezanluchi.com/2019/04/02/4-segredos-dos-profissionais-inovadores/

Além, claro, no E-Book com todos os passos para tornar a inovação real! https://elianezanluchi.com/e-book-wake-up/


Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.