MARKETING (DIGITAL): 7 LÓGICAS ATUAIS | APRENDIZADOS COM PROFISSIONAIS DA GOOGLE, TWITTER, ORACLE

Tem vídeo e artigo pra você! <3

Como moro na Irlanda, um centro que reúne as empresas mais inovadoras do mundo, especialmente junto ao Marketing Digital e serviços como Google, Oracle, Twitter, AIRBNB e mais dezenas destas, vem sendo muito fácil o meu acesso a tudo que há de mais novo nestas áreas, pois elas organizam encontros aqui para profissionais toda a semana.

Inclusive conto todos os detalhes e conteúdos destes eventos lá no meu Instagram sempre! @elianezanluchi_marketing

E o que eu venho percebendo? Uma demora para estas informações chegarem até os profissionais brasileiros de forma clara e consistente. E contundente também.

Assim, reuni as informações mais relevantes que venho obtendo por aqui e transformei em 7 “lógicas” muito fáceis e aplicáveis para o dia a dia dos profissionais como você: pessoas que trabalham com negócios, marketing e comunicação de forma direta ou indireta mesmo.

7 NOVAS LÓGICAS DE MARKETING

Lógica 1: Marcas precisam SER conteúdo.

E aqui a grande questão é: 

… precisamos parar de interromper o que as pessoas estão interessadas e precisamos ser o que as pessoas estão interessadas. 

Acredite: PESSOAS continuam não gostando de propaganda. Mas e quem continua pagando? Sim, porque na internet as pessoas querem consumir conteúdo, mas não pagar… e alguém tem que pagar! As marcas, claro.

Neste sentido, vejo um movimento grande das plataformas afim de orientar empresas a criarem conteúdo relevante e não serem rejeitadas pelas pessoas. Afinal, é do interesse de todos! (falo mais disso na lógica 6)

Lógica 2: Números são tão importantes quanto mensagem e criatividade no Marketing.

Sempre ouvimos falar de profissionais de comunicação criativos e estratégicos. Mas agora, eis que surge mais uma característica: profissionais de marketing e comunicação precisam amar cálculos.

Isso porque pixéis e segundos exigem ótimo cálculos para trazerem retorno. Dizem algumas pesquisas que se as pessoas não se interessarem em 2 segundos pelo seu material elas pulam para o próximo. O mesmo vale para a imagem e engajamento de suas campanhas.

Lógica 3: Conteúdo é rei, mas contexto é rainha.

Adoro esta frase do Gary Vee.

Precisamos estudar o contexto das pessoas, suas atividades e movimentos dentro e fora da Internet. Mais do que nunca.

Eu trabalhei por muitos anos com pesquisa de mercado, uma ferramenta sempre muito cara para as empresas, devido ao custo de levar pesquisadores profissionais para investigar o mercado junto ao campo. 

Porém hoje, os custos das informações reduziram significativamente. Isso porque os pesquisadores não tem mais como único recurso de informações a ida a campo para entender as pessoas. Claro que ir falar com elas, entrar nas suas casas e acompanhar suas compras offline continua sendo importante, mas temos milhões de informações disponíveis na internet para compreender o que é muito importante: o contexto das pessoas e seus movimentos, inclusive, neste novo e tanto importante espaço comercial.

Lógica 4: A análise de resultados de campanhas precisa ser diária.

Além de analisar diariamente, outra ação fundamental, que também deve ser diária é a configuração do ORÇAMENTO e das OFERTAS.

E acredite: 

a PACIÊNCIA é fundamental no novo marketing. Espere e adeque sua campanha por algumas semanas, até ter o que será o ideal para os resultados. 

Lógica 5: Não podemos criar fantasias sobre a marca, ela precisa de posicionamento claro.

Social Media é sobre engajamento constante, não apenas o destaque, o brilho do lançamento ou uma campanha visual e repetitiva. Desta forma, há muito conteúdo para criar todas as semanas e não dá para que sejam baseados em fantasia.

Ter uma marca bem posicionada, com propósito claro será a base para uma constante argumentação e diálogos consistentes com o mercado.

Lógica 6: As mídias e as plataformas querem muito ajudar o anunciante

As empresas interessadas (Google, Facebook, Twitter) têm ferramentas automáticas para nos ajudar com tudo isso que estamos falando aqui. 

Para você aprofundar mais nesse assunto, pesquise por estas ferramentas:

  • responsive search ads
  • dynamic search ads
  • smart biding

Elas indicam como os conteúdos e anúncios, podem ser praticamente personalizados para o consumidor, conforme seus interesses.  Existem empresas que possuem dezenas e até centenas de anúncios milimetricamente pensados para chamar mais a atenção das pessoas, como a Trivago, por exemplo: são até 25 mil versões de anúncios para uma única campanha.

Lógica 7: O bom, saudável, mas nem sempre usado diálogo

Aqui trata-se da essência mais pura das relações, conversar com o outro, o ouvir e retornar com sua demanda, quando se trata do nosso público-alvo, claro. Isto é fazer marketing desde sempre. 

Hoje, porém é impossível mascarar a não realização do diálogo. Portanto: consistência, inteligência e atenção são fundamentais nesta conversa.

Espero que estas reflexões tenham contribuído com você, sua profissão e seu negócio.


Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.