Como dar adeus à falta de criatividade

5 de Maio, 2021 0 Por Eliane Zanluchi
Elaine com imagem de criatividade

Os resultados mais frustrantes vem dos negócios menos criativos. E em meio a tantos iguais, a diferenciação está na criatividade.

Ser criativo está mais relacionado a um processo do que simplesmente inspiração e essa decisão, de ser mais criativo, pode mudar completamente seus resultados!

Primeiramente, já começo o texto com este alerta: as empresas não precisam de mais profissionais e nem os consumidores de mais produtos. O que ambos precisam são pessoas que pensem e resolvam seus problemas cada vez melhor.

Quem vem assumindo o novo, ousando, correndo mais riscos “criativos” está em larga vantagem.

Não é à toa que a lista de empresas mais inovadoras do mundo coincide sempre com as de mais crescimento financeiro.  Portanto, a inovação nada mais é do que uma ideia criativa, uma solução diferenciada e valorosa implementada.

Confira a lista das empresas mais inovadoras do mundo:

Para ler o conteúdo completo, clique aqui

Bloqueio criativo e a falta de valor

As vezes você sente que o mundo não precisa de você nem da solução que oferece. Ou ainda, que não recebe o valor que merece. Então, está mais do que a hora de mudar isso!

O grande problema é que você sabe que precisam mudar e também sabe que está na criatividade sua plataforma para evoluir. 

Veja se isso acontece na sua vida profissional:
  • Quando busca soluções inovadoras sente como um quadro branco persistisse na sua mente? E isso lhe drena energia e lhe faz desistir?
  • Você até faz algumas conexões bacanas. Imagina alguma solução que lhe surpreende, Porém, logo constata que a ideia não era tão boa assim. O que o faz desistir e não insistir em melhorá-la?
  • E, finalmente, você acredita que chegou à sua “Eureca”! Logo após, os incêndios do seu dia a dia te absorvem completamente. E você a posterga. Mais tarde você vê que alguém aplicou a mesma ideia que você teve e que deu certo. A diferença entre vocês foi que você desistiu?

Você respondeu SIM para pelo menos 2 perguntas?

Portanto, você vive em BLOQUEIO CRIATIVO!


Histórias inspiradoras e suas lições sobre criatividade e ousadia

Nossos antepassados se valeram da criatividade para alcançar evolução humana, que nos diferenciou de outras espécies.

As facas, as casas, as vestimentas, foram obra não só da necessidade, mas também dela aliada à criatividade do ser humano. 

Dentre esses seres humanos, vou destacar alguns mais recentes que se diferenciaram por serem criativos e trazerem evolução tecnológica e entretenimento para a nossa vida no Planeta.

Thomas Edison: nem todos sabem que ele  fez 1200 experiências antes de ter sucesso com a criação da lâmpada.

Walt Disney:  tentou tanto que faliu. Nessa época o que marcou seu período foi a constante visita de ratos no seu escritório. E fora os seus 43 credores, eram somente ratos que o visitavam. Daí surgiu o Mickey Mouse.

Ou seja, nem a falência o fez ele desistir de criar.

Lady Gaga: Hoje ela dispensa apresentações, porém ela já foi bastante rejeitada. Inclusive duvidavam do seu talento. Foi na criatividade que ela superou os desafios e se diferenciou. Esta foi a sua receita de sucesso: ser criativa em todos os detalhes. Ela não foi só questionadora, mas também corajosa e ousada, sem vergonha de fazer seu estilo.

A minha própria história com a criatividade é interessante.

Trabalho há cerca de 25 anos com comunicação, marketing e inovação. Por muito tempo repliquei metodologias de planejamento tradicional, marketing e métodos ágeis. Em 2018 eu me afastei da rotina. Dessa forma, tive a oportunidade de estudar mais e conhecer outras realidades em outros países.

E foi desse mix de informações que surgiu o meu método Wake Be Make, que hoje faz parte da realidade de dezenas de empresas e centenas de profissionais pelo mundo. Ele traz consigo soluções criativas para pequenos negócios.

Isto é, ele que permite a mim me diferenciar.

Em suma, acompanhe comigo alguns aprendizados que podemos tirar dessas histórias:

1. Desde os primórdios, a inovação e a criatividade acompanham: a necessidade, a busca pela solução e a coragem de ação.

2. A criatividade está muito relacionada à resiliência.

3. Há um processo não linear na criatividade que envolve uma preparação, identificação de um problema ou oportunidade percebida de forma quase que exclusiva e muito estudo para entender isso tudo melhor.  Depois um período de tentativas/erros, e até retiradas ou incubação. Até chegar na Eureka! 

Fatores que acabam com um profissional criativo

O que “acaba” com um profissional criativo? Ou com um resultado criativo? São muitos fatores, em seguida destaco o que considero os principais:

-Medo da rejeição: não suportar a possibilidade da sua ideia não ser bem aceita.

-Perfeccionismo: acreditar que a solução nunca está suficientemente bem resolvida para lançar no mercado.

-Não conhecer um caminho: como ferramentas que nos auxiliam a buscar a criatividade, métodos de inovação, etc.

rascunhos e ideia
A criatividade é um processo

Os 4 comportamentos e as 5 ferramentas que vão te ajudar a ser criativo e ter mais resultados

Comportamentos para aumentar nossa criatividade:

1. Seja curioso (a) pelo novo

Ideias criativas só nascem em solo fértil. E o adubo das ideias são as informaçõe. Quanto melhor e mais diversificadas essas informações, melhor a qualidade do adubo. Assim, melhor será a nossa colheita de ideias criativas.

Isso mesmo: informações diversificadas são fundamentais para nosso cérebro fazer um “mix” único sobre determinados assuntos.

Como fazer isso?

  1. Saia de “trend topics” das redes sociais e se alimente de informações diversas e relevantes: mitologia, história, neurociência, tendências, inovação, culinária. Portanto, leia muito e sobre assuntos variados.
  2. Sua criatividade é resultado do que e de quem te cerca. Erga o olhar, tire os olhos do celular, e fale com as pessoas ao seu redor. Então, marque uma happy hour com colegas para falar de assuntos diversos. Participe de clubes de leitura. Você também pode acessar o Spotify, Clubhouse ou as milhares de lives que estão acontecendo hoje no digital. E principalmente, filtre bem quem é interessante você ouvir!
  3. Escute e leia opiniões contrárias às suas. Se você seguir apenas reforçando suas crenças, não vai saborear o novo. O viés de confirmação é uma “armadilha mental” na qual tendemos naturalmente a buscar e nos conectar com informações que fortaleçam nossas crenças e opiniões.

 2. Aumentar sua auto-estima é fundamental

Se não acreditarmos em nós mesmos, nos orgulharmos do que criamos, não vamos ter condições de evoluir. Portanto, para criar algo novo, é necessária uma confiança muito alta em si mesmo.

Um dos principais sabotadores é a comparação. Jamais se compare a alguém se sentindo inferior ou superior. Dessa forma, tenha inspirações, não modelos para sua soberba ou para o seu sofrimento.

Pessoas com amior auto-estima tem possibilidade de sucesso junto à sua criatividade. Simplesmente acreditam em si mesma, não se importam com a descrença ou julgamento dos outros.

Portanto, o auto-amor e a confiança são fundamentais.

3. Pratique o silêncio e o foco

Depois de se abastecer com informações, nosso cérebro precisa de paz. Dessa forma, a paz para fazer seu trabalho neural, com as conexões que vão fazer o novo se construir em meio a tudo que você consumiu. Uma caminhada ao ar livre, meditação, contemplação, costumam nos trazer esse silêncio necessário. Portanto, é fundamental incluir essas práticas na sua rotina.

4. Seja corajoso

Levar novas ideias ao mundo requer coragem. E se sentir medo, faça com medo mesmo!

Mesmo que esteja se sentindo vulnerável.

A criatividade está muito mais ligada ao ser vulnerável, do que ao ser inabalável.

Assim, aqui entra Brené Brown e uma de suas frases que selam bem o que vimos até aqui:

“Vulnerabilidade é sinônimo de coragem. Coragem de enfrentar tudo e estar vulnerável para melhorar e não desistir.”

Brené Brown

Caso queira conferir a Brené Brown em um dos TED talks mais assitidos de todos sobre o poder da vulnerabilidade, clique aqui.


As cinco ferramentas que não podem faltar na sua rotina

1. Brainstorm

É uma técnica velha conhecida da publicidade e que ganhou espaço em todas as áreas atualmente. Trata-se de uma dinâmica, onde algumas pessoas exploram seu potencial criativo para criar soluções novas. Em princípio, ela tem basicamente 4 etapas:

Preparação prévia: Tenha clareza do “problema” e faça uma seleção de informações relativas à ele;

Reunião: Apresente a todos da equipe o problema e os deixe falar sobre ele;

Chuva de Ideias: De forma democrática, permita que todos tragam suas ideias;

Seleção: Escolha as 3 ideias mais relevantes;

Definição: aprofunde junto às 3 alternativas, até chegar na que lhes parecer melhor, ou num mix entre elas.

O ambiente deve ser muito favorável às trocas. Portanto, quanto mais inspirador, melhor.

2. Design Thinking

Abordagem famosíssima no universo da criatividade e inovação. Seu objetivo é a resolução de problemas com foco nas pessoas. Dessa maneira, se vale da empatia máxima: busca obter uma visão completa, a partir dos clientes.

O Design Thinking perpassa por:

Uma imersão feita pelos profissionais para entender o problema. Eles observam, pesquisam, levantam dados e informações: muitas delas na fonte, conversando e observando pessoas

Em seguida, há um momento de análise e síntese: uma troca de ideias e compartilhamento de conhecimento sobre o problema. 

Para finalmente chegar na fase da ideação, que é a geração de ideias criativas e propostas de valor.

E por fim, é prototipar, validar e implementar a ideia que mais vai se adequar e impactar de forma positiva o mercado e os resultados da empresa.

3. Mapa Mental

O Mapa Mental tem como foco organizar as ideias. Ele parte-se de uma informação central e a partir dela, uma série de outras são conectadas de forma a organizar o pensamento. Por ser visual, completo e ordenado, ele permite manter nossa mente livre para gerar mais ideias e conexões. Desse modo, ele funciona como uma espécie de software cerebral externo, no qual você pode incluir e excluir ideias, até encontrar a solução ideal.

4. Estratégia do Oceano Azul

Essa ferramenta segue conquistando pessoas no mundo organizacional. Mesmo já tendo torno de 2 décadas. Seu foco é buscar oportunidades  e mercados inexplorados.

A fim de atingir esse objetivo, sugere concentração em um panorama geral.

Ela inicia com uma pesquisa ampla. Desse modo se questiona sobre o que pode ir além do já existente no seu mercado. A estratégia deve ser criada a partir de uma sequência ideal, sem preocupações iniciais com os obstáculos, falta de recursos, etc.

Em segundo lugar, deve-se pensar em como superar tudo isso. Pois, se seguirmos a lógica comum, não seremos extraordinários. É preciso superação!

5. Wake Be Make

Não seguir padrões é uma ousadia necessária para a criatividade.

Dessa forma, não faça parte da massa de pessoas que estão se tornando obsoletas. Faça parte daquelas que estão mudando o mundo com a sua autoconfiança e autenticidade. Os comportamentos você sabe. E as ferramentas você tem.

Torne-se a diferença que quer encontrar.

Eliane Zanluchi

Achou interessante mas não tem certeza em como tudo isso pode fazer parte do seu dia a dia? Eu conto como faço isso na minha vida pessoal e nas empresas na qual atuo como consultora em uma aula toda a semana. Essa aula é repleta de casos práticos e minhas experiências pessoais.

Clique aqui para receber o link da aula.

Para saber mais sobre empresas criativas e seus resultados, clique aqui e ainda como gerar mais valor para seu negócio, aqui.

Me acompanhe pelas redes!

Autora: Eliane Zanluchi